Escola Sede

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC
Art. 1o - A Universidade Federal do Acre – UFAC, com sede na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, com ações acadêmicas em todo o Estado, é uma instituição pública e gratuita, mantida Pela Fundação Universidade Federal do Acre, criada pelo Decreto n.o 74.706, de 17 de outubro de 1974, nos termos da Lei n.o 6.025, de 5 de abril de 1974, voltada a desenvolver de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão.
Os movimentos estudantis e comunitário da década de 1960 foram expressivos aliados para criação de uma universidade em Rio Branco. Esses grupos reivindicavam a necessidade de uma instituição de ensino superior destinada a qualificar a mão de obra local e atender a demanda de profissionais dispostos a contribuir com o então nascente Estado.
Desde modo, no dia 25 de março de 1964, por meio do Decreto Estadual no 187, publicado no Diário Oficial do Estado de 4 de abril do mesmo ano, nasceu a Faculdade de Direito (Lei Estadual no 15, de 08 de setembro de 1964). Depois foi reconhecida pelo Parecer no 660, de 4 de setembro de 1970, do Conselho Federal de Educação, e pelo Decreto Presidencial no 67.534, de 11 de novembro de 1970.
Após quatro anos, surgiu a Faculdade de Ciências Econômicas. Em seguidas, vieram os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais (curta duração), culminando no que se chamava Centro Universitário do Acre, depois transformado em Universidade Federal do Acre. O Centro Universitário do Acre transformou-se em Universidade do Acre no dia 22 de janeiro de 1971, sob o regime de Fundação, sendo integrado pelas Faculdades de Direito e de Ciências Econômicas. No dia 5 de abril de 1974, essa universidade se tornou federal, aglutinando seis cursos.
A federalização da Universidade do Acre concretizou-se no dia 5 de abril de 1974, por meio da Lei no 6.025. A instituição contava, a essa altura, com 857 estudantes matriculados regulamente nos seus seis cursos (Direito, Economia, Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais), além da clientela do interior do Estado, oriunda dos cursos de licenciatura de primeiro grau (regime parcelado) em Letras, Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências, iniciados no ano anterior, em convênio com a Secretaria Estadual de Educação.
Atualmente, a Ufac conta com aproximadamente 15 mil alunos matriculados em 46 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), distribuídas em dois “campi” universitários: o campus de Rio Branco, na capital, com 33 cursos e o campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com 13 cursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário